RESENHAS E COMO FABRICAR UM BOM PERFUME


A magia dos cheiros

Perfume

Com um pouco de prática e perseverança também você poderá criar um perfume memorável!
O perfume pode ser um dos itens de beleza mais dispendiosos, mas também dos mais marcantes. Ao longo do tempo, o perfume tornou-se numa arte apaixonante da mistura, que é capaz de produzir aromas que sustentam as nossas fantasias.Créditos: - http://perfumeperfeito.com/artigos/como-fazer-perfume-casa
O ser humano tem uma enorme capacidade de armazenar na sua memória milhares de aromas, por isso é que cada perfume nos pode recordar uma pessoa ou um momento especial.
Se está a pensar criar o seu próprio perfume, para usar, oferecer ou até vender online, o ideal é começar por uma simples água-de-colónia ou aftershave. Desta forma, poderá criar o seu perfume perfeito, de acordo com o aroma que desejar. Para isso tem de experimentar, e continuar a experimentar até conseguir obter o aroma desejado.

Óleos essenciais e os seus cuidados

Os óleos essenciais são fundamentais para criar um perfume, mas se não tem o conhecimento necessário sobre estes, sobre os riscos associados à sua utilização incorreta, o ideal é informar-se junto de um profissional, numa ervanária ou no local da sua venda. Fica aqui um pequeno resumo dos principais cuidados a ter com os óleos essenciais .
  • Os óleos essenciais são produtos naturais oriundos de flores ou plantas. Os óleos aromáticos já são muitas vezes uma mistura de inúmeros ingredientes sintéticos diluídos num óleo neutro.
  • Se comprar óleos essenciais ou extratos, é extremamente importante manter a sua conservação.
  • Guarde os óleos essenciais num local seco e fresco, longe de fontes de luz e de calor.
  • Quando um óleo ou perfume mudar de cor ou aroma, é porque está estragado, não devendo ser usado.
  • Nunca guarde óleos misturados mais do que dois meses, especialmente aqueles feitos com uma base neutra, pois, começam a oxidar logo depois de terem sido misturados.
  • Todas as misturas devem ser testadas, verificando a sensibilidade da pele ao seu contacto.
  • Os óleos essenciais são altamente concentrados, e quando usados no corpo, devem ser sempre diluídos num óleo base como um óleo vegetal, óleo de coco, amêndoa, semente de uva ou jojoba.
  • Quando misturar óleos essenciais com um óleo base, se tiver uma pele sensível, deve testar um pouquinho na sua pele, e verificar se existe algum tipo de reação alérgica.
  • Quando comprar óleos essenciais verifique o rótulo para ver qual o fabricante, de onde advém o produto, quais as fontes do óleo e a sua pureza.
  • Tenha o cuidado de etiquetar e datar tudo. Mude as tampas dos recipientes dos óleos essenciais imediatamente, para manter a sua qualidade, pois, são afetadas pela luz, calor, oxigénio e humidade. Se os óleos forem bem guardados, estes podem durar cerca de um ano ou mais.
  • Uma boa mistura deve conter 75% de diluente (álcool, vodca…), e 25% de fragrância, para obter um bom aroma.
  • Água de toilete usualmente contém cerca de 12 a 15% de óleos essenciais, misturados com 50 a 60% de álcool, sendo o restante, água destilada.
  • Se a glicerina fizer parte da mistura, misture-a com um pouco de água para que não surjam bolhas de ar. A glicerina é um bom fixante, podendo ser adicionada à composição para ajudar a conservar os aromas.  
  • Opte por garrafas de vidro mais escuras, como as acastanhadas, e que tenham tampas que vedem bem. Nunca use recipientes de plástico para armazenar óleos, pois, como são substâncias muito fortes, acabarão por corroer o plástico.
E ainda…
  • Se desejar adicionar flores à sua fragrância, certifique-se que são naturais e não têm qualquer tipo de químicos.
  • Nunca use instrumentos de metal, pois podem reagir com o seu perfume e alterar a sua composição.
  • Deve ferver os recipientes do perfume e óleos para se certificar que estão esterilizados. De seguida deixe-os secar bem.

As 3 notas essenciais de um perfume

Todo o perfume tem 3 níveis de aroma, ou notas, como se designam tecnicamente, para se suportarem uns aos outros, e criar o aroma desejado. Os óleos essenciais são classificados como notas “topo”, “médio” e “base”, dando a cada perfume o seu carisma.
Notas topo. Estas são o aroma que se sente em primeiro lugar, mas não dura muito porque se evapora rapidamente. As notas topo são uma pequena poção da mistura final e incluem aromas de frescura e citrinos leves como bergamota, limão, rosmaninho, laranja, neróli e menta.
Notas médias. Estes aromas ligam os aromas base e topo e determinam a família da fragrância. Notas médias incluem óleos essenciais de flores como o jasmim, rosa ou cananga do Japão.
Notas base ou fixativas. Este é o aroma que permanece, que dá corpo ao perfume e transporta os outros aromas. Oriundo de bálsamos, raízes, resinas e madeiras, as bases incluem óleos como sândalo, patchouli, e aromas que tendam a ser pesados, escuros e doces.
Um perfume com um bom balanço destas 3 notas é usualmente um perfume de fragrância agradável. Demasiadas notas topo e o perfume torna-se demasiado intenso; demasiadas notas base e dará origem a um aroma demasiado pesado e pungente. Tenha em mente que os aromas frutados combinam com notas frutadas, e que os aromas frutados combinam com frutados ou com florais, e os florais com florais. Tenha isto presente, mas não limite o seu perfume, arrisque e poderá criar um perfume fantástico.
Se chegar a um verdadeiro perfume desastre, saiba que o limão e a lavanda são bons neutralizadores.

Receitas para perfume caseiro

Mesmo para criar um perfume sólido, para a casa, para si, ou até um desodorizante ou aftershave é necessária a receita certa. A maioria dos perfumes menos complexos são uma mistura de álcool, óleos essenciais e água destilada. Nunca utilize água da torneira! Os óleos são misturados lentamente com o álcool, gota a gota. Mexa bem devagar, e o tempo suficiente para que os óleos se dissipem.
E, tal como vinho, o perfume tem de amadurecer para atingir a perfeição. Depois de amadurecer, o perfume deve ser filtrado através de um filtro de café para remover qualquer tipo de sedimentos, e colocado num recipiente escuro, com uma tampa isolante.
Não pense que vai conseguir criar um perfume à primeira tentativa, para isto é necessário ter alguma paciência – ser capaz de errar mas voltar sempre a tentar. Também é importante manter um registo de tudo que faz, das quantidades exatas usadas, do resultado obtido para ir chegando à perfeição. Apenas uma gota de óleo essencial é capaz de mudar completamente o tipo de perfume obtido. Não se esqueça que o caminho até chegar ao perfume perfeito, faz parte da diversão!

Perfume fácil para a casa

  • 2 chávenas de água destilada
  • 1 chávena de flores de laranjeira frescas picadas
Num recipiente, coloque um pano de musselina, onde as pontas saem do recipiente. Coloque a chávena de flores de laranjeira sem químicos e verta por cima a água até as flores estarem completamente cobertas. Cubra e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, usando as pontas que ficaram de fora pegue, no pano e de forma suave esprema o conteúdo sobre a restante água. Coloque num frasco com pulverizador, e desta forma conseguirá um perfume que dura cerca de 1 mês para si ou para ambientar a casa.
Poderá utilizar outras flores em vez das flores de laranjeira, como lavanda, pétalas de rosa, madressilva,  jasmim… 

Água de toilete de rosas

Simples e pode ser feita com pétalas de rosas frescas ou secas.
Encha um recipiente de vidro resistente ao calor, aquecido, com pétalas de rosa. Ferva 1 litro de água destilada num recipiente de esmalte ou inox, e junte água suficiente para cobrir as pétalas de rosa. Feche o recipiente e deixe arrefecer um pouco.
A esta mistura junte cerca de 40 mililitros de vodca ou álcool e feche de novo o recipiente, até ficar completamente frio. Com um pano de musselina coe a mistura, espremendo no final as pétalas restantes ainda no pano. Adicione 6 gotas de óleo essencial de rosas, misture bem, guarde num recipiente bem fechado durante 48 horas. Coe a mistura com um filtro de café de papel e guarde num recipiente fechado hermeticamente.

Água-de-colónia

  • 1.5 ml óleo essencial de bergamota
  • 1.5 ml óleo essencial de limão
  • 35 gotas de óleo essencial de laranja
  • 10 gotas óleo essencial nerolli
  • 5 gotas de  óleo essencial de rosmaninho
  • 100 ml de óleo de raiz de iris para a base do perfume ou vodca orgânica
Misture todos os ingredientes e deixe repousar durante 48 horas. Coe-os com um filtro de papel, e guarde num frasco hermeticamente fechado.
Em alternativa, poderá diluir esta água-de-colónia em 50% de água destilada.

Água-de-colónia fresca

  • 3 gotas de óleo essencial de  citronela
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de lima
  • 100 ml de raiz de iris para base do perfume ou vodka orgânica
Misture todos os ingredientes e deixe repousar durante 48 horas. Coe pelo filtro de papel e armazene num frasco bem fechado.
Em alternativa, poderá diluir esta água-de-colónia em 50% de água destilada.

Perfume de água de rosas

  • 750 ml raiz de iris para a base do perfume ou vodka orgânica
  • 250 ml de água de rosas
  • 6 ml de óleo essencial de rosas
  • 25 gotas de óleo essencial de bergamota
Misture todos os ingredientes e deixe repousar entre 10 dias a 3 semanas. Coe com recurso a um filtro de papel e armazene em recipientes bem fechados.

Água-de-colónia de lavanda

  • 570 ml de  base de raiz de iris para perfume ou vodka orgânica
  • 130 ml de água de rosas ou de água destilada
  • 6 ml de óleo essencial de lavanda
  • 30 gotas de óleo essencial de bergamota
Misture todos os ingredientes e deixe repousar durante pelo menos 10 dias. Coe pelo filtro de papel e armazene num frasco bem fechado.

Perfume energizante

  • 1 chávena de água destilada e 5 colheres de sopa de vodka
  • 3 gotas de óleo essencial de coentros
  • 1 gota de óleo essencial de franquincenso
  • 3 gotas de óleo essencial de zimbro (Juniperus)
  • 4 gotas de óleo essencial de laranja
Misture todos os ingredientes e deixe repousar durante 10 dias. Coe através de um filtro de papel e armazene num frasco bem fechado.

Perfume citrino

  • 5 colheres de sopa de vodka
  • 1/2 colher de sopa de água destilada
  • 15 gotas de óleo essencial de limão
  • 10 gotas de óleo essencial de romã
  • 10 gotas de óleo essencial de citronela
  • 2 gotas de óleo de amêndoas amargas (benzaldeído)
  • 3 gotas de óleo de cedro
  • 5 gotas de óleo essencial de  neroli
  • 5 gotas de óleo essencial de cipreste
  • 10 gotas de óleo essencial de  verbena
Coloque todos os ingredientes num frasco de vidro escuro e agite bem. Guarde o perfume num local fresco e escuro durante 2 a 3 semanas para permitir que o perfume se desenvolva. Vire o frasco de pernas para ao ar ocasionalmente e à medida que o perfume macera.

Perfume para o corpo

O perfume para o corpo pode ser um perfume revigorante, calmante, refrescante… e deve ser armazenado num frasco com pulverizador. Dependendo do resultado desejado, deverá usar os óleos essenciais mais ou menos energéticos. Este também pode ser um excelente presente para oferecer.
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 3 colheres de sopa de vodca
  • 2 chávenas de água destilada
  • 5 gotas de óleo essencial de lúcia-lima
  • 10 gotas de óleo essencial de tangerina
  • 10 gotas de óleo essencial de laranja
Misture as raspas com a vodca e deixe repousar num recipiente hermeticamente fechado durante uma semana. Coe o líquido, adicione ao líquido 2 chávenas de água destilada, 5 gotas de óleo essencial de lúcia-lima, 10 gotas de óleo essencial de tangerina e 10 gotas de óleo essencial de laranja. De seguida, armazene o perfume de corpo num recipiente de vidro com um pulverizador, num local fresco e escuro durante 2 semanas, certificando-se que agita o frasco uma vez por dia.

Aftershave

Se pretende oferecer um perfume personalizado feito à mão, poderá fazê-lo você mesmo. Este é umpresente excelente para oferecer a um homem no Dia dos Namorados ou no Natal, poderá ser o seu pai ou namorado. Esta é uma receita para um aftershave antissético, fresco e aromático.
  • 10 gotas de óleo essencial de rosmaninho
  • 6 gotas de óleo essencial de louro
  • 6 gotas de óleo essencial de limão
  • 2 gotas de óleo essencial de salva
  • 10 ml de tintura de tintura de benjoim
  • 15 ml de extrato de hamamelis
  • 50 ml de água de rosas
  • 50 ml de vinagre de cidra
Dissolva os óleos essenciais na tintura de benjoim e depois misture a hamamelis, certificando-se que a mistura é bem mexida. Misture a água de rosas e o vinagre de cidra e de seguida junte à restante mistura. Armazene num frasco de vidro bem fechado, com uma tampa não metálica.

Perfume sólido

  • 500 ml de cera de abelha
  • 10 gramas de óleo essencial de lavanda
  • Óleo essencial de jasmim
  • Óleo essencial de limão
Derreta a cera de abelha pouco a pouco e vá vertendo os óleos enquanto mexe. Verta em pequenos recipientes, ou até em pequenos moldes de bolachas, etc. Quando o perfume solidificar retire-o dos moldes, embrulhe os perfumes em tecido e ate com uma fita de cetim. Este tipo de perfume é excelente para colocar nas gavetas da roupa interior ou para aromatizar roupeiros, ou até para transportar na carteira. Para oferecer, também é uma ótima ideia, pois todos sabem o quanto estes presentes artesanais são bem recebidos.

Desodorizante perfumado

  • 15 mg de manteiga de cacau
  • 15 ml de cera de abelha
  • 1 colher de sopa de glicerina
  • 1 colher de sopa de água de rosas
Derreta a manteiga de cacau e a cera de abelha lentamente em banho-maria. Retire do calor, adicione a glicerina e a água de rosas lentamente, gota a gota, mexendo sempre até que a mistura atinja a temperatura ambiente e a consistência de um creme. Nesta altura, adicione algumas gotas de óleos essenciais, de acordo com o resultado pretendido, de um ou mais óleos essenciais (calêndula, salva, eucalipto, lavanda, tomilho, limão).
Armazene num frasco, e pode usar como desodorizante ou como perfume sólido.

Como fazer durar mais as suas fragrâncias

Se criou o seu perfume, desodorizante ou até aftershave, o ideal será manter o preparado durante o máximo tempo possível. Ficam aqui algumas dicas para o conseguir.
  • Para tornar os perfumes mais duradouros, a melhor forma de conservar e aplicar um perfume líquido é tê-lo em frascos com aplicador de spray. Desta forma, o perfume nunca entra em contacto com a pele, evitando que células mortas entrem em contacto com a mistura, modificando o aroma do perfume ao longo do tempo.
  • Aplique o perfume nos pontos internos mais elevados pulsos.
  • Aplique em diversos pontos do corpo, não em apenas num.
  • No início do dia, aplique mais perfume – um aroma mais intenso vai desvanecendo ao longo dia.
  • Evite neutralizar a sua fragrância ao usar produtos sem aroma. Adicione algumas gotas à água do banho ou ao gel de duche, loção de corpo…
  • O perfume aplicado no interior dos pulsos tende a ser removido quando lava as mãos.
  • À medida que a fragrância vai evaporando, ela sobe, por isso, certifique-se que aplica o perfume por detrás dos joelhos e tornozelos, para poder desfrutar mais do aroma.
  • Quando as essências entram em contacto com a pele, reagem de acordo com o tipo de química corporal de cada pessoa. É esta química que pode originar uma combinação perfeita ou um perfeito desastre.

Cuidados a usar perfume

  • Não use perfume antes de se expor ao sol, como antes de ir para a praia ou piscina.
  • Os óleos essenciais quando expostos aos raios UV pode resultar numa coloração mais escura da pele, manchas hiperpigmentadas, muito difíceis ou impossíveis de remover.
  • O óleo essencial de bergamota não deve ser usado durante a gravidez ou em pessoas epiléticas.
Antigamente, o sistema límbico era chamado de cérebro das emoções. Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.

Aplicação no corpo

Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

Classificação

A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de álcool possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. É comum ouvir falar em fragrâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.
  • Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.
Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
  • Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
  • Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.
Um frasco de perfume da conhecida marca Christian Lacroix.
O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. Existe uma ligação muito forte entre as coisas que acontecem durante a vida e os cheiros que as acompanham.

Ingredientes

As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entanto, os óleos essenciais usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque ilimitado de combinações. A laranjeira por exemplo oferece o neroli (extraído das flores), óleo cítrico (obtido da casca da fruta), e petitgrain (oriundo de folhas e galhos). Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde. Essa não é fácil. Há um século existiam cerca de 150 ingredientes que poderiam ser usados na fórmula de uma fragrância. Atualmente esse número saltou para mil extratos naturais e, graças aos avanços da química, há mais de 3.000 opções em sintéticos, que são a base de muitos perfumes modernos.

Matérias-Primas Naturais

 Flores

Não é por acaso que fragrância é praticamente um sinônimo de flor. É com seu aroma que a maioria dos perfumistas compões as suas criações.Rosa e jasmim, por exemplo, são consideradas os pilares da perfumaria. Tuberosa, Ylang-ylang e Flor de laranjeira, ou neroli, também tem seu lugar de destaque. Outras espécies se juntam nessa valiosa fonte de inspiração: calêndula, champaca, frangipani, gardênia, gerânio, íris, jacinto, lavanda, lilás, frésia, lírio, lírios do vale (ou muguet), madressilva, narciso, mimosa, osmanthus e violeta

Raízes e rizomas

Resultam em essências notáveis, como a de gengibre, valeriana e vetiver. Este muito usado na perfumaria é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.
Aqua Velva, Ma Griffe, Pólo, Fahrenheit, são os clássicos internacionais que mais se identificam com a família Chipre.
Dependendo da predominância de notas verdes, as composições Chipre passam a integrar o subgrupo, denominado Fougère (samambaia, em português).
Nesta família, enquadram-se os seguintes clássicos: English Lavander, Drakar Noir, Cool Water e Eternity for Men.
Notas aromáticas que compõem o perfume, em sua estrutura básica (corpo, fixação e notas de acabamento).
POLO VERDE: Cítrico amadeirado, com notas de pinho do Canadá, eucalipto, lavanda, pimenta, artemísia, cedro, vetiver, patchouli, musgo de carvalho, couro e tabaco. Para o homem clássico, dinâmico e elegante.
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Aloés - O misterioso perfume bíblica!ALOES  -  VELA  -  Das plantas citadas na Bíblia, a variedades mais comuns podem ser identificadas com certeza ou probabilidade, mas uma grande proporção da bíblico planta-nomes são genéricas e não específicas.  Do que aprendemos com uma extensa pesquisa, o aloés da Bíblia é provavelmente o produto de uma árvore do Aquilaria gênero, um nativo do norte da Índia , em um certos estágio de decomposição, a madeira se desenvolve uma fragrância bem conhecida dos antigos ea partir dela um perfume raro foi obtida.
Aloes é mencionada 5 vezes nas escrituras, todos referentes ao seu perfume precioso. Assim, é desejável a sua fragrância que é listada entre as "espécies-chefe" no jardim da pessoa amada no Cântico dos Cânticos 4:13-14: "Suas plantas são um pomar de romãs com frutas escolha ... com mirra e aloés e todas as melhores especiarias".
Nosso "Aloes" perfume pode ser melhor descrita como o cheiro fresco de um jardim depois da chuva.
referências bíblicas para "Aloes":
Números 24:6, Salmo 45:8, Provérbios 07:17, 04:14 Canção de Salomão, João 19:39-40
CURIOSIDADES
Pergunta - Antigamente, acreditava-se que expor a pele perfumada ao sol poderia ocasionar manchas e até mesmo lesões. Isso ainda acontece com os perfumes modernos?
Verônica - Isso é um outro mito, pois não acontece com todos os perfumes. Algumas matérias-primas, como os cítricos, são fotossensíveis e, por isso, fragrâncias com grande quantidade de óleos essenciais cítricos podem ocasionar essas manchas. Na fabricação do perfume, porém, fazemos uso de um limite seguro desses ingredientes seguindo um órgão regulador. Aconselha-se evitar a exposição ao sol ao usar esses perfumes porque algumas pessoas têm uma pele muito mais sensível e poderiam apresentar esse problema.
Pergunta - Qual a diferença entre perfume, colônia e água de banho?
Verônica - O que diferencia um perfume, uma colônia e uma água de banho é a concentração de fragrância. O perfume tem uma concentração de fragrância superior a 15% no produto; a colônia costuma ter uma concentração de fragrância entre 10% e 12% e as águas de banho, concentração de fragrância entre 5% e 8%.
Pergunta - Como evitar que a fragrância do perfume "brigue" com os cheiros de outros cosméticos, como loção pós-barba, xampu, hidratante facial etc.?
Verônica - É uma questão de bom senso. O ideal é usar outros produtos cosméticos ou de limpeza que tenham uma fragrância mais suave, ou usar todos da linha (xampu, loção, desodorante, sabonete etc.) que tenham o mesmo cheiro, ou ainda usar produtos que não tenham cheiro algum.

PERFUME DE  vômito para fabricar perfume?

Texto Marcos Nogueira
O âmbar-gris, substância regurgitada pela baleia cachalote, é um dos ingredientes mais valiosos da perfumaria. Ele é um ótimo fixador de fragrâncias – os perfumes têm componentes altamente voláteis – e, mesmo sendo produzido no intestino de baleias, cheira bem.
Quer dizer, cheira bem depois de algum tempo de exposição à água do mar, ao sol e ao ar. Quando fresco, ele é preto, pegajoso e fedorento como o cão. Depois, fica sólido e acinzentado. Aliás, o “gris” se refere à palavra francesa que significa “cinza”. Já o âmbar tem a ver com o fato de que os perfumistas franceses o importavam dos países nórdicos, que também produziam o verdadeiro âmbar – uma resina vegetal amarelada. A proibição da caça à baleia em vários países levou às alturas o preço do âmbar-gris: para obtê-lo, é preciso pescar pelotas flutuantes no oceano ou esperar que elas venham parar na praia. Hoje já há substitutos químicos, mas a substância original segue sendo negociada a cotações que atingem R$ 20 o grama.
O âmbar-gris não é comida parcialmente digerida. Ele seria resultado de uma reação infecciosa causada pelos dentes das lulas-gigantes no intestino do bichão. A baleia põe para fora uma porção que costuma pesar de poucos gramas a algumas dezenas de quilos, mas a maior peça de âmbar-gris já catalogada pesava 635 quilos.

Perfume - Propriedades

O PVP é solúvel em água e outros solventes polares. Em água ele tem a útil propriedade da viscosidade Newtoniana, por ser um polímero capaz de interações intermoleculares, mesmo em soluções aquosas diluídas a diferentes temperaturas, devido interações intramoleculares das próprias cadeias de PVP serem mais fortes que as interações PVP-água através de ligações de hidrogênio. Também forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água[1]. Quando seco ele é um pó levemente floculento, o qual absorve até 18% de seu peso em umidade do ar. Em solução, ele apresenta excelentes propriedades de umidificação e facilmente forma filmes (películas). Isto o faz bom como revestimento ou aditivo à revestimentos.

Aplicações

O monômero é carcinogênico e é extremamente tóxico para a vida aquática; mas seu polímero (o PVP) em estado puro é completamente inofensivo. Não só é inócuo, como também é empregado como expansor do plasma sanguíneo em vítimas traumatológicas desde a metade do século XX.
É usado como um veículo em muitos tabletes farmacêuticos; sendo completamente inerte em humanos, ele simplesmente passa através do corpo quando administrado oralmente. PVP adicionado ao iodo foma um complexo (povidone-iodo [2]) que possui propriedades desinfetantes. Este composto está contido em vários produtos como soluções, pomadas, pressários, sabões líquidos e esponjas cirúrgicas. É conhecido pelo nome comercial de Betadine.
PVP liga-se a moléculas polares excepcionalmente bem, devido a sua própria polaridade. Isto conduziu a sua aplicação nos revestimentos para papéis e transparências de inkjet (jato de tinta) de qualidade fotográfica, assim como em tintas para impressoras de inkjet.
PVP é também usada em produtois de higiene e cosmética, tais como xampus e pasta de dentes, em tintas, e adesivos que você tem que umedecer, como os antigos selo postais e envelopes. Também tem sido usado em soluções para lentes de contato e soluções para têmpera de aço. PVP é a base das primeiras fórmulas para sprays e géis fixadores de cabelo, e continua ainda a ser um componente de alguns.

Referências

 Ligações externas

1.   Kollidon® (em inglês) Acessado em novembro de 2007
2.   Luvitec® (em inglês) Acessado em novembro de 2007

Observe também

(b) hidroxipropil celulose (hpc); e
Resumo: Esta tese apresenta os resultados da obtenção de eletrólitos sólidos poliméricos a partir dos derivados de celulose - hidroxipropilcelulose (HPC) e hidroxietilcelulose (HEC), ambas comerciais. Para atingir os objetivos do projeto, os dois derivados passaram por diferentes processos sendo que a HEC foi modificada fisicamente por meio de plastificação com glicerol e HPC foi alterada quimicamente. A transformação química consistiu nas reações de oxidação de grupos hidroxila da HPC em grupos cetona que, em seguida, foram submetidos às reações de entrecruzamento com diamina de poli(óxido de propileno) [Jeffamina] resultando em redes por meio de ligações imina. A adição do sal perclorato de lítio, em diferentes concentrações, na matriz plastificada ou entrecruzada, resultou na obtenção de eletrólitos sólidos poliméricos, todos na forma de filmes. A caracterização destes eletrólitos foi realizada com técnicas básicas de caracterização de materiais como: análises térmicas (DSC, TGA), análise térmica dinâmico-mecânica (DMTA), análises estruturais (raios-X), medidas espectroscópicas (IR, UV/VIS), análise elementar, microscopia eletrônica de varredura (SEM), e, como a mais importante, medidas de condutividade iônica utilizando a técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). (AU)
(c) óleo hidrofóbico.

Produto céreo para cabelos, com cera, óleos não-voláteis e substâncias hidrofóbicas voláteis

"Produto céreo para cabelos, com cera, óleos não-voláteis e substâncias hidrofóbicas voláteis". A invenção refere-se a um produto céreo para o tratamento ou elaboração de penteados humanos com uma composição contendo pelo menos uma cera ou uma substância cerácea, pelo menos um óleo hidrofóbico, líquido, não-volátil e pelo menos uma substância hidrofóbica, ligeiramente volátil, líquida ou gaseiforme sob temperatura ambiente. Pela utilização das substâncias ligeiramente voláteis obtém-se uma cera macia, bem manuseável, que endurece sobre os cabelos depois da volatilização dos componente voláteis. Pelo emprego de gases propulsores pode ser preparada uma cera com grande superfície ( espuma de cera ), que pode ser igualmente bem manuseada e que confere aos cabelos uma grande firmeza.

Propilenoglicol


Propilenoglicol





propane-1,2-diol
Outros nomes
propano-1,2-diol
Identificadores
TY6300000
CC(O)CO
Propriedades
C3H8O2
76.09 g/mol
1.036 g/cm³
-59 °C
188.2 °C
totalmente miscível
totalmente miscível
totalmente miscível
totalmente miscível
totalmente miscível
0.34 W/m-K (50% H2O @ 90 °C)
Riscos associados
1
0
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Ácido láctico (2-hidroxi-propanoico)
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Propilenoglicol, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico (um álcool diol), usualmente um líquido oleoso sem sabor, inodoro, e incolor que é higroscópico e miscível com água, acetona, e clorofórmio.

Quiralidade

Propilenoglicol contém um átomo de carbono assimétrico, então existe em dois estereoisômeros. O produto comercial é uma mistura racêmica. Isômeros ópticos puros podem ser obtidos por hidratação de óxido de propileno opticamente puro.[2]

 Produção

Industrialmente propilenoglicol é produzido por hidratação do óxido de propileno. Diferentes fabricantes usam processos não catalíticos a alta temperatura (200-220 °C) ou tots catalíticas as quais se processam a 150-180 °C na presença de resinas trocadoras de íons ou pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou álcalis. Os produtos finais contém 20% de 1,2-propanodiol, 1,5% de dipropileno glicol e pequena quantidade de outros polipropileno glicóis.[3] Propileno glicol pode também ser convertido de glicerol, um subproduto do biodiesel.

Aplicações

Propilenoglicol é usado:






PI9307810-2

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